"" ✔ Planejamento Midia Uniube: Como transformar ideias em palavras na Redação

Como transformar ideias em palavras na Redação

"Riqueza de vocabulário" não tem a ver com "palavras difíceis"


"Na prova de redação, o que se espera dos candidatos é a construção de um texto claro, coeso, estabelecido dentro de certo rigor formal. Isso inclui as normas gramaticais, a sintaxe e também um vocabulário adequado. Uma boa seleção de palavras é de grande utilidade para a produção de um bom texto. A riqueza do vocabulário facilita a exposição de argumentos, exemplificações e outros recursos empregados na dissertação. Diferentemente do que se possa pensar, "riqueza do vocabulário" não tem a ver com "palavras difíceis", encontradas apenas em textos científicos, no "fundo do baú". Vocabulário rico é vocabulário apropriado para o tema desenvolvido.

USE O QUE APRENDEU


O bom aproveitamento do repertório adquirido em sala de aula e no dia-a-dia é uma qualidade esperada do candidato. Seja em biologia, literatura ou química, o conhecimento vai além de fórmulas e frases feitas. É necessário sempre dar atenção ao vocabulário que acompanha as matérias, conhecendo a grafia correta, pesquisando seu significado, buscando sinónimos.

ENRIQUEÇA


Para melhorar seu vocabulário, leia jornais, revistas, livros. Sempre que encontrar uma palavra desconhecida, confira se seus amigos a conhecem, consulte um professor ou recorra ao dicionário.
A palavra desconhecida sempre estará inserida em um contexto. Por isso, procure saber mais sobre aquele assunto, ampliando o repertório de termos que o acompanha. Quando treinar a composição de textos, procure utilizar as palavras novas escrevendo sobre o tema relacionado. O uso de um novo conhecimento é a melhor maneira de consolidá-lo.

FALE APENAS DO QUE SABE


O uso eficiente de ideias em um texto está diretamente ligado ao conhecimento das palavras que ilustram essas ideias. Ao citar um livro, o candidato deve saber escrever o nome correto da obra e do autor, além de ter um repertório minimamente ilustrativo das ideias relacionadas à citação. Um exemplo: para falar sobre a evolução e citará Origem das Espécies, de Charles Darwin, é preciso conhecer a base das teorias desenvolvidas pelo cientista, que se apoiam principalmente no conceito de seleção natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário