"" ✔ Planejamento Midia Uniube: Exemplo de redação dissertativa para Enem

Exemplo de redação dissertativa para Enem

Informações "off line

O advento e a evolução dos meios de comunicação, aliados à sua ampla distribuição, transformaram o mundo em uma aldeia global, na qual os fluxos de informação espalham-se livremente. Manter-se atualizado e deter conhecimento dos mais variados tipos é, e sempre foi, extremamente útil para a formação de uma identidade e para o desenvolvimento de um senso crítico. Entretanto, antes de buscar informações, é imprescindível criar filtros capazes de discernir as realmente úteis e construtivas das especulativas e falaciosas.
Até a popularização da internet, o conhecimento era buscado predominantemente nos livros. Por meio deles, podia-se imediatamente checar se o autor (e por extensão tudo aquilo veiculado por ele) era digno de confiança ou não. Contudo, vive-se hoje a era digital, na qual as informações encontraram na "web" um meio prático e rápido de se difundirem. Nesse contexto, qualquer usuário torna-se um escritor em potencial, livre para publicar o que bem entender, "como se opiniões não precisassem se basear no rigor científico antes de serem emitidas", conforme elucida Stephen Kanitz, colunista da revista "Veja".
Vale ressaltar, entretanto, que somente demonizar a internet seria uma postura injusta e unilateral. Por meio dela, muitos dados valiosos chegam ao alcance das mais variadas populações, como, por exemplo, com a criação da Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da ONU da qual o Brasil fará parte. O acervo digital contará com mapas, fotografias, manuscritos e textos em sete idiomas. Em tempo, a internet - devido à sua agilidade - é o único meio de comunicação atua! capaz de administrara dinamicidade com que as notícias surjem ao redor do mundo. De acordo com Zygmunt Bauman, em seu ensaio a respeito da modernidade líquida:"... a transmissão das notícias é a celebração constante e diariamente repetida da enorme velocidade da mudança..".
Discutir a validade do mundo virtual como meio de propagação de conhecimento não se mostra o mais adequado para o momento, dado que a tendência da internet é cada vez angariar mais usuários. Sensato seria garantir instrução suficiente às crianças e aos jovens para que eles, por conta própria, pudessem desenvolver mecanismos de seleção de tudo aquilo que recebem do meio externo. Dessa forma, informações falsas ou caluniosas seriam automaticamente arrastadas para a lixeira.

(Fuvest 2008, Algumas das Melhores Redações. www.fuvest.br/vest2008/bestred/bestred.stm)

Análise da redação




OBJETIVIDADE: o candidato optou por um título sucinto e objetivo, associando o tema central -informações - a uma expressão comum no mundo digital - off line -, usada em geral quando o computador está desconectado da internet e, assim, da rede globalizada desses novos tempos. Ou seja, um título prático e eficiente.

APRESENTAÇÃO E PONTO DE VISTA: o primeiro parágrafo apresentou o tema e, junto dele, o ponto de vista adotado pelo autor. Em discurso contemplativo, admitiu que o conhecimento gerado pela informação é "útil para a formação de uma identidade e para o desenvolvimento de um senso crítico", mas apontou a capacidade de selecionar como o "filtro imprescindível" para o melhor aproveitamento do mundo digital. Observe como a coesão é reforçada pelo uso da conjunção adversativa entretanto para destacar as duas ideias.

B0M DESENVOLVIMENTO: um confronto direto entre os meios de aquisição de conhecimento - livros e internet - estabeleceu a linha argumentativa do vestibulando. Ele defendeu a ideia de que a quantidade de informação por si só não desenvolverá o senso crítico nem a identidade do internauta, retomando, assim, o que havia dito no primeiro parágrafo. Nos dois parágrafos em que desenvolveu a opinião reflexiva sobre o tema, o candidato utilizou a antologia oferecida pela proposta: estabeleceu debate com o colunista da revista Veja, valeu-se da informação do segundo texto e citou diretamente Zygmunt Bauman.

CONCLUSÃO: de modo bastante eficaz, o desfecho retomou o ponto de vista da apresentação e reforçou a tese do autor, qual seja: a de que, transcendendo a questão da oferta de informações, seria essencial crianças e jovens terem acesso à instrução adequada, que lhes traria possibilidades reais de escolha e autonomia para aquisição de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário