"" ✔ Planejamento Midia Uniube: Como produzir um texto nota 1000

Como produzir um texto nota 1000



Dominar as técnicas de escrita de textos é um trabalho que exige prática e dedicação. Conquanto, saber seu lado teórico é bastante essencial. Cá você encontra um resumo desta teoria com 7 simples passos de como fazer uma boa redação dissertativa.

Aplique-a em seu trabalho, porém não se esqueça: você precisará fazer a sua parte, desta forma, redigir.

1 – Simplicidade

Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Com o propósito de se tenha bom domínio, prefira orações curtas. Amarre as orações, organizando as ideologia. Tenha zelo para não mudar de objeto de repente. Conduza o leitor de maneira tranquila pela linha de argumentação.

2 – Transparência

O segredo está em não permitir nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você almeja dizer. Evidencie todo o teor da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mas importante é fazer-se distinguir.

3 – Objetividade

Você deve expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Então não repita ideias, não use palavras demais ou outras coisas que só para aumentem as linhas. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a separar melhor o que se deve usar.

4 – Unidade

Não esqueça, o artigo deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve pautar uma linha harmônica do início ao final do artigo. Não pode perder de vista essa trajetória. Desse modo, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do ponto. Expelir o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e epílogo da ideia.

5 – Coerência

A conformidade (coesão) entre todas as partes de seu escrito, é fator primordial para se redigir bem. É necessário que elas formem um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para que as convicções se completem e formem o corpo do texto. Explique, mostre as causas e as consequências.

Saiba mais sobre os segredos da redação no vestibular.

Exemplos: Obedecer uma ordem cronológica é um forma de se ajustar constantemente, apesar de não ser criativa. Nesta linha, parta do geral para o privado, do objetivo para o subjetivo, do certo para o abstrato. Use figuras de linguagem com o propósito de o texto fique interessante. As metáforas também enriquecem a redação no caso da narração.

6 – Ênfase

Procure invocar a atenção para o assunto com palavras fortes, cheias de significado, singularmente no início da narrativa. Use o mesmo recurso para destacar trechos essenciais. Uma boa desfecho é forçoso para mostrar a importância do ponto escolhido. Remeter o lente à teoria inicial é uma boa maneira de tapar o texto.

7 – Leia e Releia

Lembre-se, é fundamental filosofar, planejar, escrever e reler seu escrito. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de modo clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e princípios. Ao passo que você relê o escrito, essas falhas aparecem, também, falhas de ortografia e acentuação.

Não se apegue ao escrito. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a definitivamente quantas vezes forem precisas. No computador, esta tarefa se torna mas fácil. Faça continuamente uma cópia do texto original. Desta forma você se sentirá à vontade para corrigir quanto quiser, pois sabe que sempre poderá voltar detrás.
Vídeo – Como fazer uma boa redação no vestibular ( http://southkoreangrandprix.com/video ):

Veja também:

  • Como fazer a introdução da redação
  • Como fazer a conclusão da redação
  • Desenvolvimento da redação
  • Estrutura de uma Redação
  • Os 10 Pecados em uma Redação
  • A Redação do Enem


Avalie este teor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário